domingo, 4 de dezembro de 2011

Concursos de poesia premiam estudantes

Colégios dos municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação de Cianorte participaram do 11º Concurso Regional de Poesia e Declamação, bem como alunos da rede particular de ensino e a comunidade local. O concurso foi dividido em quatro categorias: alunos do 1º ao 5º ano; de 5ª a 8ª série; do Ensino Médio; e professores, poetas e pessoas da comunidade. A seleção das poesias aconteceu no estabelecimento de ensino e, depois, na regional que escolheram uma composição por categoria.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa Maria Celeste Lopes Barbosa, o Colégio Estadual Professor Léo Kohler, em Terra Boa, há alguns anos incluiu em seu projeto político pedagógico um trabalho de promoção à leitura e de incentivo à escrita. “A participação no concurso serve de incentivo para que os alunos continuem desenvolvendo o dom da escrita”, mencionou a professora.

Entre as poesias vencedoras está “O cortador de cana”, da aluna Rosimary de Souza Correia. “Pensei então no trabalho duro da minha mãe e da minha avó. Quando escrevi a poesia, não tinha ideia que ela seria enviada para um concurso e fiquei muito feliz em tirar o primeiro lugar”, relatou.
NRE MARINGÁ - Alunos do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Itambé, também participaram de do concurso de poesia Noite da Poesia 2011, realizado na Casa da Cultura do município. A temática deste ano foi poesia lírica e contou com a participação de 197 alunos, dos períodos matutino e noturno. As poesias foram julgadas pelas professoras de Língua Portuguesa do colégio, Secretaria de Cultura e Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, foram selecionadas 15 poesias sob os quesitos originalidade e declamação.

A vencedora foi a estudante do 2º ano Suelem Cristina Roque Bueno, com a poesia “Amor Incondicional”. “Quando comecei a escrever, pensei em homenagear minha mãe, pois ela sempre cuidou sozinha de mim e de meu irmão, trabalhando muito fora e dentro de casa para nos sustentar”, relatou a aluna, que ficou muito feliz em ganhar o primeiro lugar, na originalidade quanto na declamação. “Nunca imaginei que poderia ganhar com tantas poesias concorrendo”, diz Suelem.

A professora Amal Saade Said disse que o concurso é uma oportunidade de os alunos terem um novo olhar para a poesia, pois promove debates e discussão que gera o aprendizado. “Tento mudar a visão sobre o estudo de poesia. Com o desenvolvimento das aulas, os alunos se encantam por ela”, disse.

Fonte:http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3192&tit=Concursos-de-poesia-premiam-estudantes-

Nenhum comentário:

Postar um comentário