quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Avaliar é mais importante que premiar, dizem especialistas sobre notebooks a melhores em prova do Estado de SP

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo decidiu premiar os melhores colocados no Saresp 2011 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de cada escola pública do Estado com cerca de 12 mil notebooks. Especialistas ouvidos pelo UOL criticam essa política e dizem que é mais importante se preocupar com  a avaliação e não com o prêmio.
A medida foi publicada no Diário Oficial no último dia 18, e vai contemplar os estudantes do 3º ano do ensino médio que obtiverem as maiores notas em português e matemática entre as turmas de suas escolas. Segundo a Secretaria, a premiação tem o objetivo de incentivar a participação dos alunos no exame e mesmo com a distribuição dos notebooks, o "objetivo primordial" do Saresp é a avaliação.

Críticas

Para Mozart Ramos, conselheiro do Todos pela Educação,  o exame deveria existir para medir a evolução do aluno durante o ensino médio. “A premiação sempre é boa para incentivar o aluno a estudar. Mas é necessário mensurar o esforço de quem conseguiu evoluir, alguma medida que avalie isso”.
A diretora executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz,  afirma que as iniciativas que valorizem os bons alunos são bem vindas. Mas, apenas distribuir notebooks sem que esteja dentro do contexto de uma política mais ampla, pode ser desperdício de recursos. “O que precisamos ter são muitos alunos aprendendo, com a menor desigualdade possível. Tem que haver outras políticas complementares para ajudar os alunos que não se saíram tão bem no Saresp, para um dia, também, ganharem um notebook.”
“Sempre é bom o incentivo, mas esse não deve ser o critério de avaliação da educação. É importante sim premiar, mas temos que criar outras condições”, afirma a professora Noely Weffort de Almeida, do departamento de fundamentos da educação, da PUC-SP.
Para o diretor em educação da UFRJ (Univesidade Federal do Rio de Janeiro), Álvaro Chrispino, "a premiação motiva, não faz com que o estudante saiba mais na avaliação". O diretor afirma que não se trata de classificar a ação da secretaria de certo ou de errado mas, sim, de uma estratégia de motivação.

Outro lado

Segundo a Secretaria de Educação, mesmo com a distribuição dos notebooks, o "objetivo primordial" do Saresp é a avaliação. "A premiação oferecida neste ano aos alunos da 3ª série do Ensino Médio que obtiverem os melhores resultados no exame não interfere na finalidade do sistema. As próprias declarações dos especialistas ouvidos pela reportagem deixam claro que a medida é válida para incentivar os alunos, o que não exclui o princípio básico do Saresp. Realizado pela Secretaria da Educação desde 1996, o exame tem por objetivo fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública paulista, que servem de base para orientar as políticas voltadas à melhoria da qualidade educacional", disse o órgão, em nota.

Retirado:valorizem os bons alunos são bem vindas. Mas, apenas distribuir notebooks sem que esteja dentro do contexto de uma política mais ampla, pode ser desperdício de recursos. “O que precisamos ter são muitos alunos aprendendo, com a menor desigualdade possível. Tem que haver outras políticas complementares para ajudar os alunos que não se saíram tão bem no Saresp, para um dia, também, ganharem um notebook.”
“Sempre é bom o incentivo, mas esse não deve ser o critério de avaliação da educação. É importante sim premiar, mas temos que criar outras condições”, afirma a professora Noely Weffort de Almeida, do departamento de fundamentos da educação, da PUC-SP.
Para o diretor em educação da UFRJ (Univesidade Federal do Rio de Janeiro), Álvaro Chrispino, "a premiação motiva, não faz com que o estudante saiba mais na avaliação". O diretor afirma que não se trata de classificar a ação da secretaria de certo ou de errado mas, sim, de uma estratégia de motivação.

Outro lado

Segundo a Secretaria de Educação, mesmo com a distribuição dos notebooks, o "objetivo primordial" do Saresp é a avaliação. "A premiação oferecida neste ano aos alunos da 3ª série do Ensino Médio que obtiverem os melhores resultados no exame não interfere na finalidade do sistema. As próprias declarações dos especialistas ouvidos pela reportagem deixam claro que a medida é válida para incentivar os alunos, o que não exclui o princípio básico do Saresp. Realizado pela Secretaria da Educação desde 1996, o exame tem por objetivo fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública paulista, que servem de base para orientar as políticas voltadas à melhoria da qualidade educacional", disse o órgão, em nota.

Retirado:http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/11/29/avaliar-e-mais-importante-que-premiar-dizem-especialistas-sobre-notebooks-a-melhores-em-prova-do-estado-de-sp.jhtm

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