sábado, 21 de janeiro de 2012

MEC cancela Enem de abril

Mesmo antes de resposta da Justiça sobre necessidade de mostrar correção da redação, governo desiste de prova no primeiro semestre


O Ministério da Educação cancelou nesta sexta-feira à noite, penúltimo dia útil de Fernando Haddad como chefe da pasta, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de abril. A prova estava agendada por edital e, segundo o órgão, foi cancelada por sugestão de uma empresa de gestão de risco.


Foto: LEONARDO SOARES/AE
O ministro da Educação, Fernando Haddad,
que sai na semana que vem para disputar eleição de
São Paulo.

"Por solicitação do Ministério da Educação, a empresa Modulo Security, de gestão de risco, concluiu, depois de ouvir todas as entidades que participam da organização do Exam Nacional do Ensino Médio (Enem), que a realização de duas edições em 2012 sobrecarregaria as estruturas logísticas do exame", diz nota do MEC.
A data do Enem do próximo semestre também foi alterada de outubro para novembro. A prova ser nos dias 3 e 4.
Haddad já havia insinuado que iria cancelar a realização da prova. Segundo ele, com as exigências “descabidas”de setores do Ministério Público e da Justiça Federal, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) não estaria aparelhado para realizar duas provas do Enem no mesmo ano. “Temos que levar em conta a fadiga do sistema e ressaltar que se exige do ENEM o que não se exige de nenhum outro certame, concurso ou vestibular, no pais”.
Antes disso, Haddad havia dito que a transição do ministério, com a saída dele na próxima semana, atrapalharia a primeira edição do Enem de 2012.

Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/mec-cancela-enem-de-abril/n1597589464990.html


Enem será em 22 e 23 de outubro e em 28 e 29 de abril


A data da segunda edição do exame do ano que vem não foi definida por causa das eleições municipais


As duas próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro e em 28 e 29 de abril de 2012. A data da segunda edição do exame do ano que vem não foi definida por causa das eleições municipais. Como os locais de prova são os mesmo utilizados para votação e ainda há dúvidas sobre a capacidade de realizar o Enem entre o primeiro e o segundo turno, o Ministério da Educação (MEC) resolveu deixar a questão em aberto. O anúncio oficial sobre as datas do Enem será feito na tarde desta quarta-feira, em Brasília, pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman.

O MEC sempre quis que o Enem tivesse duas edições por ano. Em 2010, o ministro Fernando Haddad cancelou, em março, a edição do primeiro semestre, que seria realizada entre abril e maio. Segundo foi divulgado na época, temia-se que, se fosse feita uma licitação, em que pesa o menor preço, o órgão contratado para realizar o exame não daria condições de segurança para a prova nacional. Em 2009, o Enem vazou quando estava sob a responsabilidade do consórcio Conasel, conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo, e o exame foi adiado.

No edital do exame, que será publicado amanhã no Diário Oficial da União (DOU), o Inep vai reafirmar o veto a pedidos de revisão ou vistas de provas. O instituto, porém, vai condicionar a proibição, que já existia em anos anteriores, a uma manifestação oficial da Justiça. Neste ano, houve recursos à Justiça no Rio, em Minas, São Paulo, Ceará e Pernambuco pedindo vistas de provas do Enem, movidos tanto por estudantes, quanto pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública. Em suas alegações, o Inep argumentou que a dimensão do Enem, que teve 4,6 milhões de inscritos, torna inviável os pedidos de revisão ou vistas de prova. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/enem/enem+sera+em+22+e+23+de+outubro+e+em+28+e+29+de+abril/n1596961945265.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário