segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Desenvolvimento do País depende da educação, diz Dilma

Presidenta afirma em programa semanal de rádio que Sisu e Prouni são estratégicos para o Brasil (Agência Brasil)

 A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (16) que o desenvolvimento do País depende da educação. No programa semanal Café com a Presidenta, ela destacou a democratização do acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Juntas, as iniciativas contabilizam mais de 300 mil vagas abertas desde o início do ano.

“O desenvolvimento do País depende da educação e por isso esses programas são tão importantes, são tão estratégicos para o jovem, para a sua família e, sobretudo, para o Brasil”, disse. “Nossa intenção é garantir a todos os jovens que queiram frequentar a universidade uma chance, uma oportunidade”, completou.
Dilma lembrou que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permite que o estudante financie até 100% da mensalidade, com juros de 3,4% ao ano. O programa prevê ainda que o aluno só comece a pagar o empréstimo um ano e meio após o término da faculdade. O prazo é três vezes mais que a duração do curso.
Além disso, segundo a presidenta, jovens que optarem por cursos de licenciatura ou de medicina e que forem trabalhar dando aulas em escolas públicas ou atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em locais em que há carência de médicos poderão ter o débito do Fies reduzido.
“A educação é a principal ferramenta para a conquista dos sonhos de cada um e também para que o Brasil continue crescendo, distribuindo renda, para que seja um país de oportunidade para todas as pessoas. Nada é mais importante que a educação quando se trata de distribuição de renda e de garantia de futuro”, concluiu Dilma.

Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/desenvolvimento-do-pais-depende-da-educacao-diz-dilma/n1597579283680.html


Abertas as inscrições para o Prouni

Candidatos que prestaram Enem podem concorrer a 195 mil bolsas totais ou de 50% pagas pelo governo em faculdades particulares

Estão abertas as inscrições para as 195 mil bolsas de estudo parciais e integrais do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação (MEC). Para o primeiro semestre do ano , o governo federal irá conceder 98.728 bolsas integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade em instituições particulares. As inscrições vão até as 23h59 da próxima quinta-feira, 19 de janeiro.
- Acesse o site do Prouni para se inscrever
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa.
O candidato precisa ter feito o Enem 2011 e tirado no mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e não pode ter zerado na redação. Também é pré-requisito ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.
Participaram do programa 1.321 instituições de ensino, entre universidades, centros universitários e faculdades. A relação completa das instituições e a distribuição de bolsas por curso superior também está disponível para consulta no portal do Prouni. O Estado com maior oferta de bolsas é São Paulo (68.513), seguido de Paraná (20.426) e Minas Gerais (19.522). Já Roraima tem o menor número de bolsas disponíveis, com apenas 227 vagas.
Dos 3,9 milhões de candidatos que fizeram o Enem, apenas 1,7 milhão se inscreveram no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), cujo resultado foi adiantado na sexta. Ou seja, mais da metade das pessoas têm outros interessses, o que inclui a solicitação de bolsa.
No processo do Prouni haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao inscrever-se, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição. A portaria que regulamenta o processo será publicada nos próximos dias.
A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. A partir do dia seguinte, até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.
Professores
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.
Lista de espera
Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.
O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.


Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/abertas-as-inscricoes-para-o-prouni/n1597574000271.html


Resultado do Sisu já está disponível

MEC antecipou a primeira chamada da seleção, prevista para domingo, para esta sexta-feira. Candidatos viram resultados antes

A divulgação do resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estava prevista para domingo, dia 15, mas candidatos já conseguem ver o resultado desde as 12h desta sexta-feira. Nesta tarde, na comunidade "Vestibulandos de Medicina”, na rede social Orkut, alguns deles relatavam que estavam acessando a primeira chamada da seleção após fazer várias atualizações na página, antes de o MEC oficializar a divulgação. Procurado pelo iG, o MEC informou que o resultado foi antecipado.

A candidata de São Vicente, no litoral de São Paulo, Camila Cintra, de 18 anos, enviou ao iG a reprodução da página do Sisu com o resultado obtido. Ela gostaria de cursar Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas por ter uma nota menor que a exigida, optou por concorrer em primeira chamada para Ciências Biológicas. “Eu fiquei sabendo que o resultado já estava disponível por essa comunidade e fiquei tentando até conseguir”, conta. Camila passou em primeiro lugar.
Outros depoimentos parecidos com o de Camila foram compartilhados na comunidade no Orkut. Víctor Vieira comemorou a aprovação em Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), em 37º lugar, enquanto Gabriel Pinheiro postou que foi aprovado na mesma universidade.

O iG consultou o Ministério da Educação sobre o resultado durante a tarde e, após negar falha, a assessoria informou que técnicos do MEC começaram a trabalhar os resultados do Sisu imediatamente após o encerramento do processo de inscrição às 23h59 de quinta-feira. A partir do meio-dia, os resultados já estavam prontos para a divulgação e foi dado início ao processo de sincronização das máquinas. Desta hora em diante, foi possível a alguns candidatos acessar as listas e conferir seus resultados. Oficialmente, o MEC disponibilizou os resultados às 16h, horário em que foi finalizada a referida centralização.

Foram selecionados 108.527 candidatos, que têm os dias 19 e 20 de janeiro para realizar a matrícula na instituição de ensino em que foram aprovados. A documentação necessária pode ser consultada no boletim de acompanhamento do estudante, disponível no sistema ou junto às instituições. Os estudantes selecionados na primeira chamada em sua primeira opção não serão convocados na segunda chamada, mesmo aqueles que não efetivarem a matrícula.
A segunda chamada será divulgada no dia 26 de janeiro, com prazo para matrícula nos dias 30 e 31 de janeiro.

*Colaboraram Cinthia Rodrigues e Marina Morena Costa, iG São Paulo

Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/enem/candidatos-conseguem-ver-resultado-antecipado-do-sisu/n1597573293627.html 


Nenhum comentário:

Postar um comentário