sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A criança enquanto condutor

As crianças e jovens são condutores quando andam de triciclo, de trotineta, de bicicleta ou de motociclo. Estes podem ser brinquedos ou meios de transporte, mas todos encerram alguns perigos e têm que ser usados com as devidas precauções e nos locais apropriados.


Bicicletas, triciclos e trotinetas

Andar de triciclo e de bicicleta são actividades saudáveis e importantes para o desenvolvimento físico e motor da criança, bem como da sua autonomia. No entanto, os automóveis e as quedas representam perigos reais para as crianças. Proteja-as fazendo-as utilizar equipamento de segurança, aumentando a sua visibilidade e escolhendo locais adequados para elas andarem de triciclo e de bicicleta.




  • Equipamento de protecção

    Se a criança não usar qualquer protecção, todas as quedas podem ser extremamente perigosas. O capacete reduz em 80% os traumatismos cranianos, pelo que diminui muito a probabilidade de ferimentos graves ou morte na sequência de um atropelamento ou de uma queda. É por isso um equipamento essencial.

    Para as crianças que andam de triciclo, usar um capacete também é importante. Elas são ainda mais frágeis que as crianças mais velhas e o capacete protege-as caso haja uma queda provocada por um choque com uma pessoa ou objecto (outro triciclo, uma bicicleta, etc.) Para além disso, “de pequenino é que se torce o pepino” – se a criança compreender a necessidade de se proteger e se habituar a fazê-lo desde cedo, tudo será mais fácil no futuro.

    Escolha um modelo de capacete para ciclista aprovado segundo as normas europeias, bem ventilado e que seja atraente para que a criança o queira usar. Certifique-se que ela o usa sempre e que o tem sempre bem apertado, pois caso contrário não estará protegida contra as lesões mais graves. Luvas, joelheiras e cotoveleiras também podem ajudar a evitar ferimentos e lesões nas articulações.



  • Visibilidade

    Ser visto é um factor essencial na segurança rodoviária. Aumente a segurança das crianças - compre uma bicicleta equipada com luzes e reflectores ou instale-os se ela não os tiver e vista roupas claras às crianças. Um capacete com cores garridas também ajuda.

    Os ciclistas que possam utilizar as ruas à noite, para além de terem que ter as bicicletas equipadas com luzes à frente e atrás, devem também utilizar uma ou duas faixas reflectoras nos tornozelos. Os tornozelos são o melhor sitio para colocar as faixas reflectoras pois são visíveis de todos os ângulos, porque são mais facilmente iluminados pelos faróis por estarem mais abaixo que o resto do corpo e porque o seu movimento de sobe e desce chama a atenção.



  • Locais seguros

    Antes dos 12 anos as crianças não devem circular na estrada, pois não têm ainda capacidade de se integrar no trânsito de uma forma segura. A criança deve saber as regras essenciais de trânsito, mas não se esqueça que as crianças são apenas crianças e que se comportam de acordo com as limitações físicas e psíquicas próprias da idade.

    Para as crianças andarem de bicicleta, escolha locais afastados do trânsito automóvel ou onde existam pistas para bicicletas. Não se esqueça que não será possível para si estar sempre ao pé da bicicleta para poder intervir e evitar um acidente. Escolher um local seguro é muito importante.

    Seja um cidadão interveniente. Contribua para a melhoria da qualidade de vida de todos e para uma maior segurança para as crianças, exigindo, junto da sua câmara municipal e restantes autoridades, um melhor planeamento urbano e a definição de zonas de trânsito condicionado e de limites de velocidade adequados nas imediações das zonas de lazer.
    Exija ainda a criação de vias especiais para bicicletas convenientemente separadas do trânsito automóvel nos percursos onde isso se justifique, tal como nas zonas residenciais, de lazer e ligações a escolas.


    Ciclomotores

    Os ciclomotores circulam na faixa de rodagem em conjunto com todo o restante trânsito automóvel. A tarefa de conduzir um ciclomotor é por isso muito mais exigente e perigosa do que qualquer outra que o jovem tenha experimentado antes. Para manter o risco de acidente controlado e minimizar as consequências quando acontece uma queda ou choque é necessário ser visível, adquirir experiência e utilizar sempre equipamento de protecção.



  • Ser visível

    Uma motocicleta ou motociclo é um veículo relativamente pequeno que não é visto pelos condutores dos outros veículos com a mesma facilidade que um automóvel. Há algumas técnicas que aumentam muito a visibilidade do motociclista e que são muito importantes para aumentar a sua segurança:

    - Circular sempre com os médios acessos (mesmo durante o dia) torna o ciclomotor muito mais visível para os condutores que o vêem no retrovisor e mesmo de frente. Por essa razão este procedimento é obrigatório por lei.

    - As faixas retro-reflectoras no capacete também são obrigatórias, pois tornam o motociclista mais visível durante a noite. Os outros condutores podem assim vê-lo a maior distância.

    - Um capacete branco ou claro, assim como roupas ou mochilas claras também ajudam a uma maior visibilidade.

    - As luzes devem funcionar bem e os faróis devem estar limpos de poeiras. Elas são indispensáveis para a segurança tanto durante a noite como durante o dia – quanto mais brilhantes forem as luzes, mais visível será o ciclomotor.

    - Evitar os ângulos mortos é essencial para evitar os acidentes. Todos os veículos têm ângulos mortos – zonas não cobertas pelo campo de visão do condutor ou pelos retrovisores.
    Uma motocicleta ou motociclo, devido à sua pequena dimensão, com facilidade fica escondida no ângulo morto de outro condutor. Para evitar estas situações é melhor guiar directamente atrás do veículo que estiver à frente se este for um automóvel, ou ligeiramente deslocado para o lado se este for um outro motociclo. Nos cruzamentos e ultrapassagens é necessário ter atenção redobrada, pois há situações em que o motociclista pode ficar no ângulo morto dos automobilistas. Aprender a evitar esta situação é muito importante.



  • Equipamento de protecção

    O capacete protege a cabeça dos ocupantes dos veículos de 2 rodas, para que, em caso de queda ou choque com um obstáculo ou outro veículo, haja maiores possibilidades de não ocorrerem lesões graves na cabeça.

    As lesões na cabeça estão muitas vezes associadas à morte ou incapacidade permanente e por isso a utilização do capacete em todas as situações é imprescindível. Este deverá ser colocado e apertado antes de se subir para o motociclo e só deverá ser desapertado e retirado após se sair do motociclo. Um capacete que não esteja bem apertado é facilmente arrancado da cabeça do seu utilizador durante um acidente, pelo que não oferece protecção.

    Quando escolher o capacete, tenha em atenção que este deve estar bem justo. Durante os primeiros tempos, antes de o enchimento do capacete ceder ligeiramente, o capacete poderá até fazer a cabeça doer um pouco ao fim de algum tempo de utilização. Um capacete que não esteja suficientemente justo poderá, num acidente, ser arrancado da cabeça do seu utilizador, mesmo com as correias bem apertadas.
    Na loja, coloque o capacete na cabeça e aperte as correias. Se mesmo assim for possível tirar o capacete da cabeça empurrando-o para cima na zona da nuca e para baixo na zona do queixo, então o capacete está, obviamente, demasiado largo - Escolha um número mais baixo.

    Roupa protectora - incluindo blusão, calças, botas e luvas - que resista à abrasão é também importante, pois previne as queimaduras, arranhões e feridas que facilmente ocorrem numa queda a baixa velocidade ou mesmo parado. Este tipo de quedas acontece a todo o motociclista de vez em quando, e se não for utilizada roupa protectora, facilmente terminam numa ida ao hospital.



  • Experiência de condução

    O conhecimento das regras de trânsito, a antecipação das situações e um comportamento cívico, são factores essenciais para a segurança do motociclista.

    A experiência adquirida durante as aulas de condução é manifestamente insuficiente para tornar alguém capaz de enfrentar as situações inesperadas que acontecem diariamente na condução. Por isso a condução deve ser iniciada de uma forma gradual. Isto deve ser feito tanto no que diz respeito às horas a que se conduz, como no que diz respeito às distâncias e trajectos utilizados.

    Uma maior segurança dos jovens condutores de motociclos, assim como de todos nós, passa também por uma maior e mais efectiva fiscalização relativamente às velocidades praticadas, à utilização do equipamento de protecção e também à condução sob o efeito do álcool e drogas.



    Material gentilmente cedido pela APSI (Associação para a Promoção da Segurança Infantil).

  • Fonte:http://www.educacao.te.pt/pais_educadores/index.jsp?p=86&id_art=124

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