terça-feira, 28 de novembro de 2017

Pergunta sobre transexuais no Enade gera crítica por viés ideológico

Uma questão discursiva do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), realizado neste domingo, gerou críticas por seu direcionamento ideológico. 

 |

Depois de alguns trechos de textos sobre a situação de pessoas transexuais, o enunciado pede: “Com base nessas falas, discorra sobre a importância do nome para as pessoas transgêneras, e, nesse contexto, proponha uma medida, no âmbito das políticas públicas, que tenha como objetivo facilitar o acesso dessas pessoas à cidadania”. 
Embora existam diferentes interpretações legais, médicas e psicológicas sobre o tema, a pergunta não deixa margem para interpretações divergentes. 
O Enade não serve para a avaliação individual do aluno, mas para a classificação do curso e da universidade de acordo com uma escala que vai até 5.  Por isso, nenhum participante foi prejudicado pessoalmente pelo viés da questão.
Ainda assim, muitos candidatos reclamaram nas redes sociais. 
“Fiz essa prova hoje, realmente foi ridículo... parecia que a prova tinha sido elaborada pelo Jean Wyllys”, afirmou uma estudante no Facebook. 
“Eu fiz o Enade, hoje, foi uma chacota: parecia brincadeira de tão escancarado o ideologismo de esquerda”, disse outro participante. 
Um terceiro afirmou: “Deixei as questões discursivas em branco e algumas objetivas também devido ideologia tão exposta no conteúdo da avaliação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário