sexta-feira, 24 de março de 2017

Primeiros passos na escolha da profissão


Como se não bastasse toda a tensão envolvida na formatura e nos estudos para o ENEM e os vestibulares, os adolescentes e jovens passam por uma fase difícil quando concluem o ensino médio: a escolha de um curso de graduação e uma profissão que poderá definir o resto de suas vidas.
Como fazer essa escolha quando não se sabe nem por onde começar?
A escolha da profissão sempre deve começar com autoconhecimento. Conhecer os valores que são importantes para você, suas habilidades, seus dons, suas paixões, tudo isso faz parte do primeiro passo na escolha da profissão.
Um exercício interessante que você pode fazer é o seguinte:
1.Faça uma lista de 9 valores que são importantes para você (por exemplo: “ter liberdade”, “ficar perto da família” ou “ser independente”).
2. Dentre esses 9 valores, escolha os 3 principais, aqueles que você não está disposto a abrir mão de jeito nenhum.
3. Deixe a sua lista de valores de lado por um momento, e faça uma outra lista com as profissões ou funções que gostaria de exercer (pode ser qualquer coisa que você se imagina fazendo e que poderia te fazer feliz)
4. O próximo passo é riscar da sua lista de profissões aquelas que não permitem que você mantenha os seus 3 valores principais (por exemplo: se “ficar perto da família” é um dos seus valores principais, um trabalho que exija mudança ou viagens frequentes, pode ser descartado).
5. Por último, tente reduzir a sua lista de profissões a 3 ou 4, assim ficará mais fácil seguir com os próximos passos.
Depois de fazer esse exercício, pesquise sobre as profissões que selecionou. Consulte nos sites de algumas Faculdades ou Universidades qual é a Matriz Curricular dos cursos, ou seja, quais são as disciplinas que você irá estudar. Procure saber o que faz um profissional formado nessa área, como é o seu dia-a-dia de trabalho? Essa informação você pode conseguir nas próprias Faculdades, em Conselhos Regionais da Profissão, visitando o local de trabalho de algum profissional da área, ou ainda participando de Mostras ou Feiras de Profissões da sua cidade que falem sobre o tema.
É importante também que você faça uma lista das Faculdades e Universidades que oferecem esses cursos, qual o turno em que os cursos são oferecidos, e qual o conceito dos cursos em cada uma das instituições. Para isso você poderá fazer uma pesquisa no site do Mistério da Educação .(http://emec.mec.gov.br/)

Após esses exercícios e pesquisas, com certeza você estará mais preparado para fazer uma escolha mais consciente e com menor probabilidade de erro. Se, mesmo assim, você começar uma graduação e perceber que não era o que esperava, não tenha medo de recomeçar a busca. E se sentir que não consegue chegar a uma decisão sozinho, existem hoje no mercado os Coaches Vocacionais, que podem ajudar muito nessa importante fase.
 *Artigo escrito por Sheyla Mara Coraiola e Angela Mara Coraiola da Vanguarda – Curso Preparatório para ENEM, insituição associada ao Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). O SINEPE é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário