quarta-feira, 26 de julho de 2023

Inteligência Artificial na Educação: conheça os efeitos dessa tecnologia no ensino e na aprendizagem

 Saiba como a IA impacta no aprendizado e na gestão...

A Inteligência Artificial (IA) vem impactando as relações sociais e diversos processos organizacionais. Na educação, novas soluções para ensino e aprendizagem estão sendo usadas em diversos contextos de modo a apoiar as atividades dos professores. Instituições de ensino e governos também estão usando a IA em sistemas de gestão escolar e análise de dados. São tecnologias diferentes trabalhando juntas para permitir que as máquinas percebam, compreendam, ajam e aprendam com níveis de inteligência semelhantes aos humanos.

Atualmente, entretanto, a maioria das tecnologias educacionais baseadas em IA são usadas no setor privado. Para quem trabalha no setor público, em países em desenvolvimento, como o Brasil, surgem algumas questões sobre as possibilidades dessa tecnologia, suas aplicações práticas, como se preparar para seu uso e como mitigar possíveis riscos para a segurança e a reprodução de desigualdades.


A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma realidade distante ou restrita à ficção científica e está cada vez mais presente em nossas vidas – inclusive na educação. A temática não é nova, já nos anos 1930 o pai da computação e matemático Alan Turing formalizava o termo algoritmo em artigo sobre a máquina de Turing. O algoritmo é o ingrediente fundamental para a Inteligência Artificial, termo cunhado pelos pesquisadores John McCarthy, Marvin Minsky e Claude Shannon em uma conferência em 1956.

É difícil ter uma definição única para IA, pelo fato de ser um campo multidisciplinar e em constantes atualizações. Um dos objetivos do uso da IA na educação é abrir a chamada "caixa preta do aprendizado", ou em outras palavras, contribuir para uma compreensão mais profunda e detalhada de como o aprendizado realmente acontece (por exemplo, como é influenciado pelo contexto socioeconômico e físico dos alunos ou por tecnologia).

Neste contexto, a IA na educação oferece a possibilidade de uma aprendizagem mais personalizada, flexível, inclusiva e envolvente. Além disso, as ferramentas fornecem informações não apenas sobre o que está sendo aprendido, mas também como está sendo aprendido e como os alunos estão se sentindo. Ainda, a IA pode ajudar os professores a criar ambientes de aprendizagem colaborativa e a atender as necessidades de seus alunos por meio de técnicas de mineração de dados educacionais para "rastrear" o comportamento dos alunos, processamento de linguagem natural, rastreamento ocular e outros sensores.

Para que sistemas de análise de aprendizagem sejam eficazes, é necessário ter utilidade e relevância para estudantes e educadores. O processamento de dados em tempo real deve se traduzir em feedback em tempo real, intervenção mais rápida e instrução individualizada. Professores e diretores precisam de autonomia suficiente para gerenciar suas respectivas salas de aula e escolas, pois são eles que estão mais familiarizados com as necessidades de seus alunos. No entanto, para serem capazes de usar tecnologias de IA de forma eficaz, novas competências precisam ser assimiladas pelos professores, tais como crítica, analítica e habilidades para dados.

FONTE:https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/inteligencia-artificial-na-educacao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário