quinta-feira, 27 de junho de 2019

Formação pessoal: a importância das habilidades sociais na Educação

Na sociedade uma grande parte das atividades humanas é social. Isto implica ter certo grau de habilidade em matéria de relações interpessoais.

Quem sabe comunicar com uma conduta assertiva pode expressar o que pensa em uma situação social com confiança

  • As habilidades sociais são o conjunto de estratégias de conduta e as capacidades para aplicar essas condutas que nos ajudam a resolver uma situação social de maneira eficaz.
  • As habilidades sociais permitem expressar os sentimentos, atitudes, opiniões ou direitos de maneira adequada à situação na qual o indivíduo se encontra enquanto respeita as condutas dos outros indivíduos.
  • As habilidades sociais nos fazem melhorar nossas relações interpessoais, faz com que nos sintamos bem, obter o que queremos e conseguir o que os outros não nos impeçam de conseguir os nossos objetivos.
  • Estes comportamentos são necessários para interagir e se relacionar com os demais de maneira eficaz, e mutuamente satisfatória e, por tanto, necessários para a educação. Os seres humanos estão em constante interação social e, por isso, precisa dispor das habilidades sociais necessárias e adequadas para que esta interação ocorra de forma eficaz.
    A convivência se trata de um componente fundamental de nossa vida como seres humanos. A nossa qualidade de vida depende do seu sucesso ou do seu fracasso. É por isso que saber conviver, assim como saber se relacionar com as pessoas que se encontram ao nosso redor se transformou em uma das riquezas más apreciadas em nossa sociedade.
    Por esta razão surge a necessidade de se perguntar se nascemos com essas qualidades ou podemos adquiri-las. Não há dúvidas de que existem certas pessoas mais propensas que outras para a aceitação do outro, o que é um princípio fundamental na hora de alcançar uma boa convivência.
    A vida oferece uma grande variedade de situações, e por sua vez estas situações se estabelecem em uma grande variedade de contextos e, por outro lado, nos movemos submetidos a uma grande variedade de pressões provocadas, algumas vezes, por nosso próprio temperamento e outras produzidas pelo meio. Por tudo isso é que nos vemos obrigados a nos exercitarmos seriamente na arte da convivência.
    O indivíduo precisa exercitar-se no desenvolvimento sistemático das habilidades sociais e isto se transforma em uma condição necessária para que seja forjada a personalidade, aceite e seja aceita, e se sinta confortável consigo mesma e com os demais.
    As habilidades sociais são as que nos proporcionam a capacidade de interagir com os outros em determinado contexto social e de uma maneira aceita ou valorizada socialmente e pessoalmente benéfica. São o nexo entre o indivíduo e o seu meio.
    A competência em habilidades sociais é imprescindível para que as pessoas se sintam valorizadas, aceitas e para que manifestem condutas socialmente competentes.
    Além disso, está claro que existe uma relação muito próxima entre competência social e bom funcionamento acadêmico. Todos os pesquisadores coincidem em garantir que os alunos emocionalmente inteligentes possuem um bom nível de autoestima aprendem mais e melhor, apresentam menos problemas de conduta e se sentem bem consigo mesmos. 
    Estas habilidades sociais, entre as que se destaca a assertividade, são fundamentais em qualquer processo comunicativo.
    A pessoa que sabe comunicar com uma conduta assertiva, é capaz de expressar e transmitir espontaneamente o que pensa e sente em uma situação social, de forma apropriada, com confiança, defendendo os próprios direitos e influindo nos demais sem violar os direitos alheios.
    Esta conduta assertiva, que se aprende, se experimenta e melhora com a prática, pode ser determinante para que o processo educativo culmine com sucesso em uma mudança de atitude do indivíduo ou coletivo. Daí a sua importância e sua necessidade de aprender técnicas que permitam superar as dificuldades assertivas e treinar de forma ativa esta habilidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário