terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

NÃO ME PERGUNTE MAIS “COMO FOI NA ESCOLA HOJE?”

“E aí… como foi na escola hoje?”

Eu sei, você é uma pessoa legal, quer puxar conversa. E acredito que esteja, genuinamente, curios@ para saber como foi o dia na escola....Mas nós dois sabemos o que acontece depois. Quer apostar como eu sei?...“Foi tudo bem”....Ou, “legal”....Uma vez eu até ouvi um “an-hã”, o que prova que a pergunta nem sequer entrou pelo ouvido....Simplesmente não funciona. Bate-e-volta.......Mas como esse momento é uma das poucas oportunidades de uns minutinhos de papo e também uma chance de acompanhar a rotina na escola, aqui vão algumas alternativas para você usar no lugar do CFNEH?         
Vamos lá:

20 alternativas para trocar a pergunta vaga por outra que funciona

carro #1.  Qual foi a coisa mais legal* que aconteceu hoje na escola? (*bizarra, *chata, *barulhenta, *etc)
#2.  Conta aí uma coisa que fez você dar risada hoje.
#3.  Se você pudesse escolher, quem você colocava sentado ao seu lado? Por que? (ou jamais colocaria do seu lado?)
#4.  Qual é o lugar mais descolado da escola?
#5.  Qual foi a maior absurdice que você ouviu alguém falando hoje? (sim, pode inventar umas palavras)
#6.  Se eu encontrasse com a sua professora no supermercado e perguntasse sobre você, o que será que ela ia dizer?
#7.  Você ajudou alguém hoje?
#8.  Se a gente fosse fazer um video dos Vingadores na sua classe, quem a gente colocava como o Hulk? (e vai mudando o personagem)
#9.  Me ensina alguma coisa que te ensinaram hoje? ( e vai dando de burrão, vai falando “como assim?”, “que demais! Me explica melhor vai”, etc)
(essa sempre foi minha preferida. Acho que até hoje meu filho me acha o maior ignorante do mundo)
#10.  Qual foi a parte mais bacana do dia, que você ficou mais feliz?
#11.  Teve alguma hora que você virou uma gelatina de tanto tédio?
#12.  Se aparecesse um disco voador para sequestrar alguém, pra quem você apontava?
#13.  Com quem você gostaria de brincar no recreio mas nunca brincou?
#14.  Me conta uma coisa bem bem boa que aconteceu hoje.
#15.  Qual você acha que é a palavra preferida da sua professora? Uma que ela vive falando?
#16.  Se você ganhasse a escola de presente e virasse o dono de tudo, o que você faria?
#17.  E o que você ia cancelar do que tem hoje? tem alguma coisa?
#18.  Quem é a pessoa mais engraçada da sua classe? Me conta uma palhaçada que ela fez hoje.
#19. Se você fosse convidado para ser o professor amanhã, durante o dia inteiro, o que você faria?
#20. De todos os que estão lá dentro do seu estojo, quem é que trabalha mais? Por quê?
Enfim, não é nada científico, nem nada assim. É só uma dica bem prática para conseguir conversar e ao mesmo tempo acompanhar a rotina dos pequenos. O truque é fazer perguntas disfarçadas, cheias de fantasias e chegando pelas beiradas.  Na verdade, quanto menos perguntar melhor, só comece o assunto e pronto. Nunca um tiro direto como o “CFNEH?”, porque elas percebem que você tá xeretando, desde pequenininhas. E te colocam pra correr com um “foi legal” e pumba, acabou sua chance de conversar sobre a escola. Você coloca um disco voador na pergunta e ela acaba respondendo muito mais do que você imagina (preste atenção nas entre-linhas das respostas).O confinamento forçado dentro do carro é uma benção. Aproveite-o com sabedoria.
FONTE:http://www.updateordie.com/2015/01/21/nao-me-pergunte-mais-como-foi-na-escola-hoje/

Nenhum comentário:

Postar um comentário