segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Alunos cegos participam de atividade de contraturno


Atualmente 35 alunos cegos ou com baixo grau de visão da rede estadual de ensino participam de atividades em contraturno do projeto “Projeto ver com as mãos”, no Instituto Paranaense dos Cegos (IPC), em Curitiba. A proposta é promover ações pedagógicas que os ajudem a desenvolver habilidades para lidar com diversas situações cotidianas.

O objetivo ainda é inserir os alunos no mundo artístico cultural, além de capacitar os professores que atuam com alunos cegos. São realizadas oficinas pedagógicas de arte, música e expressão, além de visitas pedagógicas a museus. “Essas atividades contribuem para a que exista uma maior interação dos alunos nas ações educativas”. Explicou a coordenadora do projeto, Diele Fernanda Pedrozo de Morais.

Após pesquisas de campo Diele, que é professora da rede estadual, percebeu a necessidade de um projeto que trabalhasse a arte com os alunos com deficiências visuais. “Os alunos gostam e têm interesse pela arte. Essa é uma possibilidade de mostrar a potencialidade dos alunos com deficiência visual nas atividades artísticas culturais”, afirmou.

Diele Fernanda Pedrozo de Moraes

                   Foto: Giuliano Gomes/SEED                                                                                                                       
Uma delas é a aluna Dayana Esther Pinheiro, 16 anos que gosta de expressar o que sente através dos seus desenhos. “Eu acho muito interessante poder aprender outras coisas que geralmente não conhecemos. Quando não estou aqui (projeto) eu sinto muita falta e sempre tenho vontade de voltar. É bom estar aqui”, revelou.

O filho da funcionária Marilene Gonçalves dos Santos freqüenta o instituto há sete anos e nesse tempo aprendeu a desenvolver várias habilidades específicas para alunos cegos. “Meu filho sempre foi muito comunicativo e o trabalho desenvolvido aqui no instituto o ajudou muito nisso, além de andar sozinho e de se relacionar melhor com as pessoas e com o mundo em volta dele. Também o ajudou no rendimento escolar“, contou.

Mãe de aluno e funcionária Marilene Gonçalves dos Santos

 Foto: Giuliano Gomes/SEED                                                                                                                       
FORMAÇÃO – Cerca de 50 professores da rede pública estadual participaram de um curso de capacitação no final de julho para trabalharem com alunos com deficiência visual. “O curso foi importante para aperfeiçoar a nossa formação. É sempre bom termos essa troca de informação, quem sai ganhando sempre são os alunos”, disse a professora Denise do Rocio Calomeno que ainda destacou uma melhora na sua metodologia de ensino com os alunos em sala de aula.

O projeto “Projeto ver com as mãos” tem como parceria a Faculdade de Artes do Paraná
(FAP) e recebe apoio do programa Criança Esperança.




Atualmente 35 alunos cegos ou com baixo grau de visão da rede estadual de ensino participam de atividades em contraturno do projeto “Projeto ver com as mãos”, no Instituto Paranaense dos Cegos (IPC), em Curitiba.
                                Foto: Giuliano Gomes/SEED




Informações: www.facebook.com/ProjetoVerComAsMaos
Fone: (041) 3342-6690
E-mail: vercomasmaos.ipc@hotmail.com

FONTE:http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3714

Nenhum comentário:

Postar um comentário