segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Avaliação é tema de semana pedagógica interativa

imagem A Secretaria de Estado da Educação (SEED) realizou nessa sexta-feira (03) a Semana Pedagógica Interativa por meio de um recurso online no Portal Dia a Dia Educação. A superintendente da Educação, Meroujy Cavet, as diretoras da Superintendência da Educação a equipe da Diretoria de Políticas e Programas Educacionais (DPPE) conversam com a comunidade escolar sobre avaliação.

O evento deu continuidade às discussões que estão sendo realizada na Semana Pedagógica 2012, que vai até terça-feira (07). “É um momento para que os profissionais da educação colaborem na construção coletiva e participativa de um processo de avaliação, que atenda à realidade das nossas escolas do Paraná”, ressaltou a superintendente.

Cerca de 19 mil usuários se conectaram e tiveram acesso direto à semana interativa. A discussão foi repassada a todos os outros participantes da semana, ou seja, cerca de 100 mil profissionais da Educação que atuam na rede estadual de ensino. O evento contou com a participação de equipes da Diretoria de Tecnologia Educacional (Ditec).

Cada escola participou com um representante responsável por apresentar as dúvidas dos educadores relativas ao tema. Professores, pedagogos e funcionários debateram o tema e elaboraram propostas que foram enviadas antes do início do evento. “O uso dessa tecnologia foi interessante, porque permitiu o acompanhamento das discussões em tempo real’, disse Isaura Mattos, professora do Colégio Estadual Elza Scherner Moro, em São José dos Pinhais.

Com os resultados da semana interativa, que ficarão disponíveis no Portal Dia a Dia Educação, a Secretaria pretende implantar um sistema de avaliação estadual. “Entendemos que devemos construir de maneira coletiva um sistema de avaliação e uma educação de qualidade, no sentido de formação do humano, em todos os aspectos, tornando cada sujeito capaz de intervir na sociedade em que vive, transformando-a”, definiu Meroujy.

O sistema estadual de avaliação servirá de subsídio aos professores. Os resultados servirão para auxiliar na sua prática diária em sala de aula. “O foco principal é a aprendizagem do aluno. A proposta considera ainda a ações que respeitarão a realizada em que cada escola está inserida”, completou.

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

Para a professora Elizabete Silva a avaliação dos alunos precisa ter um caráter qualitativo. “A avaliação precisa ser diagnóstica para intervenções durante todo o processo avaliativo. E o professor precisa conhecer a turma e ter a liberdade de mudanças dos instrumentos de avaliação”, afirmou.

Ela leciona a disciplina de Inglês no colégio Elza Scherner Moro, e lembrou que os estudantes têm ritmos diferentes de aprendizagem e que o professor deve estar atento para interferir nas dificuldades. “A avaliação serve para se atingir o mesmo objetivo, a aprendizagem, mesmo em momentos diferentes”, explicou.

Sobre o tema, a professora Isaura lembrou que a família também faz parte no processo educacional. “A escola e a família precisam falar a mesma língua para auxiliar na formação do aluno. É imprescindível trazer a comunidade à escola, inclusive para participar do processo de avaliação’, contou.

Fonte:http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=972

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