quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Encontro promove discussões sobre bullying

Aproximadamente 130 professores, diretores, técnicos dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e convidados da rede de Proteção Social dos Direitos das Crianças e Adolescentes participam do curso de capacitação A Multidimensionalidade da Violência na Escola – Violência Sexual e Bullying. O evento, que termina nesta terça-feira (29), em Curitiba, discute o tema e propõem ações preventivas de combate de acordo com a realidade de cada escola.

Segundo a diretora de Políticas e Programas da SEED, Fernanda Scaciota, a formação dos educadores é fundamental para que se ofereça a assistência devida aos alunos que sofram qualquer tipo de violência. “Temos que trabalhar em rede para resolver casos que muitas vezes, extrapolam os muros das escolas. Precisamos ouvir e não mascarar as situações de violência, amparando legalmente estes alunos”, disse.

O encontro propõe aos participantes subsídios teóricos e metodológicos que possibilitam a construção de um Plano de Ação de enfrentamento às violências no espaço escolar. “Muitas vezes acreditamos que o problema do bullying possa ser resolvido só chamando os pais, para colocá-los a par da situação. Percebemos que são necessárias ações de prevenção”, falou a professora Simone Ferreira, do Colégio Estadual Albina Novak Muginoski, de Campo Largo.

As atividades da formação envolvem oficinas, conferência, debate e uma mesa redonda, com a patrulha escolar, conselho tutelar, Secretaria Municipal de Saúde e integrantes do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba. Os participantes prestigiaram a apresentação do Coral em Libras dos alunos do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Jr.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio da Diretoria de Políticas e Programas Educacionais (DPPE) com a equipe de Coordenação de Desenvolvimento Socioeducacional e com o Departamento de Diversidade.



http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3174&tit=Encontro-promove-discussoes-sobre-bullying

Nenhum comentário:

Postar um comentário