O motivo desse aumento se deve à expressiva adesão das cooperativas e associações de agricultores familiares. “Como este é o segundo ano e o programa não é mais novidade para os agricultores, já esperávamos que mais cooperativas atendessem ao chamamento público. O resultado foi além do que prevíamos, e o Paraná será o primeiro Estado a alcançar a meta estabelecida pelo Governo Federal de destinar 30% dos recursos da alimentação escolar para a aquisição de gêneros da agricultura familiar”, anunciou o superintendente de Desenvolvimento Educacional da SEED.
As cooperativas e associações de agricultores familiares aderiram ao sistema de compra direta, desenvolvido pela SEED em parceria com Companhia de Informática do Paraná (Celepar).
Entre fornecedores de produtos orgânicos e convencionais, foram habilitadas 99 cooperativas e associações de agricultores familiares que irão fornecer às escolas 71 itens – 32 itens a mais que em 2011 – divididos em sete grupos de alimentos: frutas, hortaliças, panificados, sucos, leite, origem animal e outros.
De acordo com Adriano Aparecido Sala, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Iguaraçu, ao comprar direto das associações e cooperativas o governo valoriza e estimula o trabalho do pequeno produtor rural. “Esse programa de aquisição de alimentos oferece maior segurança ao pequeno agricultor, que passa a ter garantia de preço e destino certo para a produção”, disse.
Para as 329 escolas que neste ano ainda não serão atendidas pelo programa de aquisição de alimentos da Agricultura Familiar, a compra dos produtos perecíveis continua sendo feita com a verba do Programa Escola Cidadã (PEC) enviada diretamente aos estabelecimentos de ensino.
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL – A aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar é uma das medidas adotadas pela SEED para incentivar os alunos a criar o hábito de se alimentarem de maneira mais saudável. As escolas são orientadas a trabalhar esta prática junto com os conteúdos escolares e os alunos, muitas vezes, passam as informações as suas famílias.
Foto: Giuliano Gomes/SEED
Programa que beneficia estudantes e agricultores familiares vai atender duas vezes mais estabelecimentos de ensino que no ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário