"Por que as Máscaras Caem?"
Dos psicólogos David DeSteno e Piercarlo Valdesolo, explica por que as pessoas são capazes de grandes mudanças de conduta, mesmo quando parecem ter um caráter estável e sólido como pedra.
Baseados em suas próprias pesquisas, os autores demonstram que as pessoas não são unidimensionais e dependem de uma constante batalha interna entre suas crenças, seus valores e seus sentimentos. Por isso, todos teríamos um lado negro --como "O Médico e o Monstro" -- ao qual tentamos evitar.
A dupla expõe a maneira com que emoções como raiva, ciúme e angústia agem no ser humano e fazem, por exemplo, com que alguém tenha reações impensadas e violentas, mesmo quando costuma ser bondoso no seu dia a dia. Na trilha oposta, esclarecem como os sentimentos bons agem sobre nós e fazem com que uma pessoa considerada incapaz de realizar algo positivo seja generosa e filantrópica.
DeSteno e Valdesolo revelam ainda porque o amor de nossas vidas pode, de um dia para o outro, se converter em um mero estranho, discutem o ódio e a tolerância, alertam para o perigo em julgar demais as pessoas e sugerem formas de lidar com a quebra de confiança.
Por fim, os psicólogos recomendam formas com as quais podemos assumir um maior controle sobre nosso próprio caráter.
"Por que as Máscaras Caem?"
Autores: David DeSteno, Piercarlo Valdesolo
Editora: Campus Elsevier
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/956158-psicologos-explicam-por-que-existe-um-monstro-em-cada-um-de-nos.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário